Um homem armado sequestrou um café em Ede, na Holanda, sem motivos terroristas. A unidade anti-explosivos agiu horas após o sequestro, sem mortos.
Um sequestro em um café em Ede, na Holanda, por um homem armado terminou sem mortos ou feridos neste sábado (30). O suspeito fez reféns e ameaçou detonar uma bomba no estabelecimento nas primeiras horas da manhã em um ataque sem indícios de motivação terrorista, segundo autoridades locais.
A tomada de reféns em um café em Ede, na Holanda, por um homem armado terminou sem mortos ou feridos neste sábado (30). O suspeito fez reféns e ameaçou detonar uma bomba no estabelecimento nas primeiras horas da manhã em um ataque sem indícios de motivação terrorista, segundo autoridades locais.
Sequestro em Cafeteria Causa Incerteza e Preocupação
Horas após a tomada de reféns, três pessoas com uniformes do estabelecimento foram finalmente libertadas e saíram com as mãos para cima. Logo em seguida, perto do meio-dia, outros dois indivíduos, incluindo o suspeito, que estava usando uma balaclava, deixaram o café. Ele pacificamente colocou as mãos atrás da cabeça e se ajoelhou antes de ser algemado pela polícia e colocado vendado em um carro. ‘O último refém foi finalmente liberado.
Detalhes da Operação Policial Após o Sequestro
Uma pessoa foi presa’, afirmou a polícia em um comunicado. ‘Não podemos compartilhar mais informações neste momento.’ Não ficou claro quantas pessoas foram mantidas como reféns, mas a mídia local falava em até cinco sequestrados. ‘Uma situação terrível para todas essas pessoas.
Implicações do Sequestro e Abordagem Policial
Minha preocupação e pensamentos estão voltados para eles e seus entes queridos’, disse René Verhulst, prefeito da cidade com mais de 100 mil habitantes no centro do país europeu. De acordo com relatos da emissora NOS, um robô controlado remotamente foi utilizado no local, onde era possível ver policiais da unidade anti-explosivos e agentes usando trajes de proteção.
Medidas de Segurança e Impacto na Rotina da Cidade
A polícia estabeleceu um cordão em torno da cafeteria e esvaziou aproximadamente 150 residências nos arredores. Trens com destino a Ede ou partindo da cidade foram cancelados pela operadora ferroviária NS, e o centro da cidade foi fechado, conforme informações das autoridades municipais. Na noite anterior ao ocorrido, o estabelecimento sediou um evento com música eletrônica que se encerrou às 4h.
Antecedentes de Segurança na Holanda e Comparação com Outros Países
A polícia recebeu as primeiras denúncias de um sequestro por volta das 6h, de acordo com o jornal De Telegraaf. Apesar de a Holanda ter enfrentado ataques nos últimos anos, estes não foram na mesma escala de outras nações europeias como França ou Reino Unido. Um dos incidentes mais recentes ocorreu em 2019, quando um ataque a tiros em um bonde na cidade de Utrecht resultou na morte de quatro pessoas, gerando grande comoção.
Ameaças Terroristas na Holanda e Ações Preventivas
O responsável pelo atentado, Gokmen Tanis, admitiu posteriormente que agiu por motivos terroristas. Também em 2019, a polícia holandesa acusou duas pessoas suspeitas de planejar um ataque com carros-bomba.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo