Missão Polaris Dawn com quatro tripulantes, vai ao ponto mais distante da Terra desde Apollo, com duração de cinco dias.
A SpaceX, da bilionária Elon Musk, postergou pela segunda vez nesta quarta-feira (28) o lançamento do foguete que será utilizado na primeira caminhada espacial da história em uma missão privada. O lançamento estava programado para ocorrer no Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida, Estados Unidos.
A nova data para a decolagem do foguete ainda não foi divulgada, mas a SpaceX e a equipe de Elon Musk estão trabalhando arduamente para garantir o sucesso dessa missão histórica. O mundo aguarda ansiosamente pelo momento em que a espaçonave finalmente decolará rumo ao espaço.
Lançamento adiado devido a previsões meteorológicas desfavoráveis
De acordo com um comunicado divulgado pela SpaceX no X (antigo Twitter), o adiamento ocorreu por causa das ‘previsões meteorológicas desfavoráveis nas áreas de aterrissagem ao largo da costa da Flórida’. As equipes continuarão monitorando as condições meteorológicas para determinar janelas de lançamento e retorno favoráveis, informou a empresa. A decolagem estava inicialmente prevista para terça-feira (27), mas foi adiada após a SpaceX identificar um vazamento de hélio na plataforma de lançamento.
Detalhes da missão Polaris Dawn
Batizada de Polaris Dawn, a missão poderá atingir outro feito quando for lançada: alcançar 1.400 km de altitude, o que será o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972. A Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo, fica a 420 km da Terra. A empresa prevê um voo de cinco dias com quatro civis (saiba mais abaixo sobre os passageiros).
Preparativos para a caminhada espacial
Como será a caminhada espacial? Flutuar no espaço exigirá uma preparação nas 45 horas anteriores, segundo a agência de notícias Reuters. Os tripulantes passarão por um processo de ‘pré-respiração’, voltado para preencher a cabine da nave apenas com oxigênio. A ideia é evitar a presença de nitrogênio, que, se estiver na corrente sanguínea, pode bloquear o fluxo de sangue nos passageiros. Antes da saída, a Crew Dragon é despressurizada e exposta ao vácuo do espaço. A caminhada espacial também exige trajes específicos, desenvolvidos pela SpaceX para esta missão.
Contingências e preparação dos passageiros
Representantes da SpaceX e os passageiros da Polaris Dawn dizem que planejaram vários cenários de contingência caso algo dê errado na missão, como vazamento de oxigênio ou falha para vedar novamente o domo da Crew Dragon. Quem são os passageiros? Jared Isaacman (comandante), presidente-executivo do serviço de pagamentos americano Shift4. Em 2021, ele bancou e participou da missão Inspiration4, também da SpaceX, em que tripulantes civis ficaram na órbita da Terra durante três dias, sem a presença de astronautas profissionais, um feito histórico no turismo espacial. Scott Poteet (piloto), tenente-coronel aposentado da Força Aérea americana. Sarah Gillis (especialista de…
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo