Tremor de magnitude 4.8 atinge Nova Jersey, com epicentro em Lebanon. Sem danos em Filadélfia, Boston ou Newark. Profundidade de 5 km.
Um terremoto de magnitude 4,8 sacudiu a região de Nova York nesta sexta-feira (5), deixando os moradores em alerta. O abalo sísmico foi sentido em vários pontos da cidade, gerando preocupação entre os habitantes locais. O fenômeno causou danos em algumas áreas urbanas, mas felizmente não houve registro de feridos.
Este episódio sísmico trouxe à tona a importância da prevenção e do monitoramento constante de atividades geológicas. Os especialistas estão analisando os dados para entender melhor o que desencadeou o terremoto, visando minimizar os riscos de futuros abalos na região. A população, por sua vez, está sendo orientada a seguir as recomendações das autoridades e a manter a calma em situações de emergência.
Terremoto: O novo episódio sísmico
Até a última atualização desta matéria, nenhum tremor secundário tinha sido detectado, porém, as autoridades locais recomendaram que as pessoas evitassem locais fechados. A governadora de Nova York, Kathy Hochul, expressou sua preocupação com o risco de réplicas. Ela afirmou que estão levando o terremoto muito a sério.
Magnitude 4.8: Impacto na região
O epicentro do terremoto foi próximo à cidade de Lebanon, localizada no estado de Nova Jersey, aproximadamente a 60 quilômetros de Nova York. O tremor também foi percebido nas cidades de Filadélfia e Boston. Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS), o terremoto ocorreu às 10h28 no horário local (11h28 no horário de Brasília). A profundidade do tremor, conforme a USGS, foi de 5 quilômetros abaixo da superfície, uma profundidade considerada muito baixa que pode intensificar a magnitude do terremoto.
O aeroporto de Newark e outras cidades afetadas pelo terremoto
Até a última atualização, os pousos e decolagens no aeroporto de Newark, em Nova York, estavam suspensos, de acordo com informações da Agência de Aviação Civil dos EUA (FAA). O aeroporto John F. Kennedy, também na cidade, chegou a ter suas atividades interrompidas, mas os voos foram retomados conforme a FAA. A Casa Branca confirmou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado do incidente e estava acompanhando de perto os impactos. O porta-voz do prefeito de Nova York, Eric Adams, mencionou que estão avaliando os possíveis impactos, apesar de não haver informações sobre grandes danos até o momento.
Repercussões do terremoto em Nova York
O Empire State Building, um dos edifícios mais icônicos da cidade, brincou em sua conta no Twitter, afirmando: ‘Estou bem’. De acordo com a USGS, que monitora terremotos nos EUA e globalmente, embora não seja incomum ocorrerem tremores em Nova York, a magnitude registrada nesta sexta-feira é considerada rara. No Brooklyn, moradores relataram ter sentido prédios tremerem e ouvido um estrondo semelhante a uma explosão.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo