Angie Martoccio, da Rolling Stone, conversa com Patrick e Dan sobre a trajetória da banda e a mudança na indústria musical. O documentário será distribuído via streaming.
Amanda Schnaider 14 de março de 2024 – 20h10 The Black Keys é uma das bandas mais icônicas do rock atual, conquistando fãs ao redor do mundo com seu som único e cativante. Sua participação no South by Southwest em 2003 marcou o início de uma trajetória de sucesso que perdura até os dias de hoje.
A banda americana The Black Keys, formada por Dan Auerbach e Patrick Carney, se destaca por sua energia contagiante e suas performances eletrizantes. Desde sua estreia no festival em 2003, o duo conquistou uma legião de fãs e se tornou uma referência no cenário musical internacional. O South by Southwest foi o palco perfeito para o talento e a inovação da banda, marcando o início de uma jornada repleta de reconhecimento e aclamação.
Participação da banda americana no SXSW
Entretanto, dessa vez, a participação da banda americana no festival foi além de suas duas apresentações musicais, que acontecerão na quinta-feira, 14, e sexta-feira, no Mohawk e no Stubb’s, respectivamente.
Da esquerda para a direita: Angie Martoccio, da Rolling Stone, Patrick Carney e Dan Auerbach (Crédito: Amanda Schnaider) Na verdade, o primeiro compromisso do The Black Keys no SXSW aconteceu na última segunda-feira, 11, na première de lançamento do seu mais novo documentário ‘This is a Film About The Black Keys’ (Este é um filme sobre o The Black Keys, em tradução literal do inglês).
Documentário sobre The Black Keys
Dirigido por Jeff Drupre, o filme conta a trajetória da banda, formada em 2001, pelos amigos de infância Dan Auerbach e Patrick Carney, que em seus 24 anos de carreira já lançou 11 álbuns de estúdio e conquistaram seis Grammys e um Brit Awards. A segunda aparição da banda no SXSW 2024 foi como parte dos palestrantes do festival. O painel com a dupla foi um dos principais desta quinta-feira, 14.
A dupla arrastou uma multidão para o Ballroom D, principal espaço de painéis do festival, e arrancou gargalhadas dela, devido a seu humor peculiar. Trajetória da banda Conduzida pela escritora sênior da revista Rolling Stone, Angie Martoccio, a conversa começou com Carney contando como foi o início da banda, que passou por muitos altos e baixos até estourar.
Experiência única com The Black Keys
O baterista afirmou que após terminar seu primeiro disco ‘The Big Come Up’, a dupla queria sair em turnê, mas não tinha dinheiro, então começou a cortar grama para juntar dinheiro. Na primeira vez que estiveram no SXSW, em 2003, a banda não conseguiu se hospedar na cidade, exemplificou o baterista sobre a condição financeira deles na época.
‘Passamos pelo hotel onde ficamos, que ficava umas 5 milhas fora da cidade, e era uma zona tranquila, o que na época era ótimo para nós’. Como parte de parcerias com outros artistas, Auerbach revelou que a banda conseguiu reinventar seu som ao colaborar com músicos renomados.
Reflexão sobre a indústria musical
Ao serem questionados sobre como foi o processo de fazer o documentário, Auerbach afirmou: ‘Bastante desconfortável na maior parte do tempo’. Carney ressaltou que houve alguns momentos desagradáveis de serem assistidos.
Carney criticou o atual sistema de distribuição de música via streaming, enfatizando que a indústria passou por grandes mudanças desde o início de sua carreira. ‘Agora esperamos que algum idiota a coloque no TikTok. Nossa carreira inteira depende disso’, brincou o baterista sobre as novas condições do mercado musical.
Fonte: @ Meio&Mensagem
Comentários sobre este artigo