Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, destaca a importância do planejamento da Nova Indústria Brasil.
A agência é um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento de novas ideias, revela Ricardo Cappelli ao se integrar à equipe da ABDI. A atmosfera dinâmica da agência contrasta com a seriedade dos gabinetes ministeriais, proporcionando um ambiente mais propício para a criatividade e a colaboração entre os membros da equipe.
A postura invasora da agência em relação aos desafios do mercado demonstra a sua capacidade de agir de forma rápida e eficaz. A presença de Ricardo Cappelli reforça o papel antecipador da agência, que busca sempre estar um passo à frente na promoção do desenvolvimento industrial no Brasil, visando o crescimento econômico sustentável do país.
Comando da Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial
Desde o dia 2 de fevereiro, é ele quem comanda a agência que tem a missão de perseguir os objetivos previstos no planejamento da Nova Indústria Brasil (NIB), programa de renovação dos setores industriais anunciados em janeiro pelo governo federal, com previsão de injetar R$ 300 bilhões em financiamentos, entre 2024 e 2026.
Desafios na Gestão da ABDI
Alçado ao comando da ABDI pelas mãos do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), ao qual a ABDI está vinculada, Ricardo Cappelli, 52 anos, diz que recebeu o convite com entusiasmo, apesar da tarefa tão distante daquelas que desempenhou nos últimos anos.
Experiência Anterior com Ações Invasoras
Até janeiro deste ano, Cappelli respondia pelo cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça, como braço-direito do então ministro Flávio Dino. Com a ida de Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a ser cotado para comandar a pasta, mas o governo acabou decidindo pela escolha de Ricardo Lewandowski.
Nomeação Após Atos Golpistas
Seu nome passou a ser conhecido nacionalmente após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando foi nomeado interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo ano, foi secretário executivo e ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Expansão dos Projetos de Inclusão Social e Lazer
Filiado ao PSB de Dino, Capelli passou ainda por cargos no governo do Maranhão e chegou a atuar, entre 2013 e 2015, no Ministério do Esporte, onde foi secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Perguntado sobre como essas experiências o cacifam para comandar uma associação da indústria nacional, ele não titubeia.
Visão Estratégica para o Desenvolvimento Industrial
‘Quando você exerce algumas funções na administração pública, passa a conhecer seu funcionamento, ganha capacidade de liderança, visão estratégica para definir foco e saber quais são os problemas a serem enfrentados. Tenho 24 anos de experiência em cargos públicos. São atributos que perpassam a atividade fim de onde você está naquele momento.
Desafios e Oportunidades na ABDI
Estamos falando de gestão, de forma geral, e conhecer a máquina pública ajuda muito’, diz ele. Entenda o que pensa e planeja o ex-braço direito de Flávio Dino e ex-interventor federal no pós-8 de janeiro. Abaixo, os principais trechos da entrevista ao NeoFeed. Que cenário você encontrou ao chegar na ABDI?
O Papel da ABDI na Política Industrial Brasileira
A realidade é que a ABDI ficou sete, oito anos sem bússola, porque o Brasil ficou esse período sem política industrial. Como é que você tem uma agência brasileira de desenvolvimento industrial, sem ter política para isso. Meu primeiro esforço aqui foi colocar a ABDI no curso da Nova Indústria Brasil, que é a nova política industrial. Vamos fazer com que a ABDI faça parte disso.
Ações Estratégicas no Desenvolvimento Industrial
De que forma isso está acontecendo, na prática? Meu primeiro movimento foi visitar o BNDES, a Finep, o MCTI, para fazer uma reunião com todos os atores importantes ligados à nova política industrial.
Inovação e Licenciamentos Ambientais na Indústria Nacional
Nós temos seis missões previstas na NIB que, dentro delas, trazem 20 nichos prioritários para ter detalhamento, mapear as cadeias produtivas de cada nicho, definir metas e objetivo de adensamento dessas cadeias. Desses 20 nichos, três ficaram sob responsabilidade da ABDI, para o mapeamento de suas cadeias. Que nichos são esses?
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo