Provas de primeira e segunda fase terão mudança de horário para estudantes que estudam de manhã. Medida tem objetivo de evitar eventos climáticos extremos.
A comissão responsável pelo vestibular da Unicamp garantiu que tomará medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos candidatos. Reforma tributária no mercado imobiliário: mudanças em destaque que você precisa saber.
Além disso, a comissão também solicitou um horário de descanso para a realização do exame de admissão em novembro, que as autoridades locais providenciem um esquema especial de trânsito e segurança público para evitar transtornos no dia da prova.
A mudança de horário do vestibular tem um objetivo importante
A medida tem o objetivo de tentar dar aos estudantes uma tranquilidade para chegar ao exame, considerando que é uma mudança inédita na história. Em relação ao clima, eventos climáticos extremos, como fortes chuvas, comuns no período do ano em que o exame da universidade é realizado, têm sido uma preocupação constante. A Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp, afirmou que a mudança da aplicação das provas, historicamente sempre feita à tarde, deve evitar o calor intenso e os eventos climáticos extremos.
‘No caso da Unicamp, isso impactaria 65 mil pessoas ou mais, então temos que estar precavidos. Então talvez seja uma tendência sim’, explicou ao g1 José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest. Isso sempre é feito, mas agora que a prova será de manhã, ainda mais. A comissão reconhece que é um rompimento de padrão, considerando que os outros dois grandes vestibulares do estado, Fuvest e Unesp, além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mantêm provas à tarde.
‘A preocupação é aquilo que tem se apresentado na prova ao longo dos últimos anos: os eventos climáticos extremos que acontecem no verão. E nós não queremos fazer isso’, afirmou Neto. Nós tivemos, nos últimos anos, de forma leve, umas quedas de energia, problemas em ar condicionado, além de alguns exames que ficamos sabendo que tiveram que ser cancelados por conta disso.
As inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta quinta e seguem até o dia 31 de agosto. Os candidatos vão concorrer a 2.537 vagas distribuídas em 69 cursos da instituição. A taxa de inscrição é R$ 210. Tanto a primeira fase quanto a segunda do vestibular da Unicamp serão aplicadas às 9h, com duração de cinco horas de prova. A orientação continua sendo para que os candidatos cheguem com antecedência e estejam às 8h nos locais de prova. Veja as datas:
Primeira fase: 20 de outubro
Segunda fase: 1º e 2º de dezembro
‘Quase todos os estudantes que prestam vestibular estudam de manhã, nós não estamos fazendo nenhuma grande ruptura do ponto de vista dos hábitos’, disse José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest. A medida tem o objetivo de tentar dar aos estudantes uma tranquilidade para chegar ao exame.📚 Carreira de treineiro? Outra novidade anunciada pela Unicamp foi a criação, no vestibular 2025, da carreira de treineiro para estudantes que não concluíram o ensino médio. Além disso, a preocupação com o transporte também é um aspecto importante e a Comvest já se adiantou em solicitações especiais sobre a possibilidade de reforçar as linhas de ônibus, tanto em Campinas quanto em todas as capitais e cidades grandes em que a prova será realizada.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo