A estação mais quente começa oficialmente no sábado, 21. No entanto, o tempo pode ser instável com chuvas repentinas e volumosas devido à frente fria.
O verão está chegando e promete um clima único no Brasil. Com menos de duas semanas para o fim do ano, a estação mais quente do ano oficialmente começa no sábado, 21, às 6h20. O verão é a estação mais aguardada do ano e, desta vez, parece que não será diferente.
No entanto, a primeira semana de verão pode trazer temporais intensos e um clima um pouco diferente do que estamos acostumados. A temporada de verão é conhecida por ser quente e ensolarada, mas parece que este ano teremos um período de chuvas mais frequentes. A estação mais quente do ano promete ser um desafio para os brasileiros, que precisarão se adaptar a um clima mais instável. O verão é um período de renovação e mudança, e parece que este ano não será exceção.
O Verão de 2025: Um Período de Chuvas e Temperaturas Amenas
Sem a influência do El Niño, a previsão é de que o verão de 2025 não seja tão quente e as chuvas sejam mais frequentes, especialmente no primeiro fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), algumas áreas do Brasil podem receber até 100 milímetros de chuva, com ventos de até 100 km/h.
As regiões mais afetadas pelas chuvas nos próximos dias serão o Sudeste e Centro-Oeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais deverão apresentar um maior volume de chuvas, seguidos pelo sul de Goiás, o sul de Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Além disso, o norte do Paraná também faz parte das regiões que deverão enfrentar temporais neste fim de semana.
No Norte do País, a chuva também é prevista, com o estado do Amazonas recebendo um maior volume. No entanto, o clima chuvoso deve se despedir já no domingo, 22, quando os temporais devem perder força no centro-sul do Brasil.
Um Verão com Temperaturas Amenas
As temperaturas se manterão mais amenas durante o verão de 2025. Uma frente fria deve avançar na região, especialmente no norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Goiás e Distrito Federal também podem ser atingidos.
O clima chuvoso das primeiras 24 horas de verão define bem como será o período em 2025. Com início às 6h20 de sábado, 21, e fim previsto para 20 de março do ano que vem, a estação não deverá ser marcada por grandes ondas de calor. A falta do El Niño pode explicar o verão ‘atípico’, que não deve ser marcado por recordes de calor.
Um Verão com Sol e Céu Aberto, mas com Chuvas Repentinas
O céu aberto e o sol característicos da estação ainda são previstos para dar as caras em todo o Brasil durante os meses de verão. No entanto, o calorão deve dar lugar ao tempo instável e às chuvas repentinas e volumosas, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. Já a região Sul e parte do Norte deverão enfrentar temperaturas elevadas, com alguns dias com calor acima do normal, mas sem recordes previstos.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo