Índice de volatilidade do S&P 500 atinge nível de estresse com aumento de tensões, disparado desde sexta-feira, sinalizando possíveis impactos econômicos.
O VIX (Índice de Volatilidade), indicador que busca medir o nível de estresse dos mercados e o sentimento dos investidores, ampliou a sua disparada nesta sexta-feira (02), refletindo o aumento das tensões sobre se a economia dos Estados Unidos está caminhando para uma recessão. O VIX é amplamente acompanhado por traders e investidores como um termômetro do medo nos mercados financeiros.
Com o VIX atingindo níveis recordes, o Índice de Volatilidade aumentou ainda mais, gerando preocupações entre os investidores. O medo de uma recessão iminente está levando a uma maior volatilidade nos mercados, com os investidores buscando proteção contra possíveis quedas nos preços dos ativos.
VIX Disparado com Aumento de Tensões e Estresse no Mercado
Às 15h50, o VIX, que reflete a volatilidade dos contratos de opções do S&P 500, registrou um aumento de 38,03%, atingindo 25,61 pontos, um nível não visto há mais de dois anos. A última vez que o VIX alcançou essa marca foi em setembro de 2022. A alta de hoje só se compara à registrada em 26 de novembro de 2021, quando subiu 54,04%.
Neste cenário, as tensões no mercado financeiro se intensificaram. Os Estados Unidos divulgaram a criação de 114 mil empregos em julho, abaixo das expectativas e representando uma desaceleração em relação aos 179 mil postos abertos em junho. A taxa de desemprego subiu para 4,3%, superando as previsões de 4,10%, alcançando o maior patamar desde novembro de 2021.
O VIX já havia disparado 18% no dia anterior, após a divulgação de que o índice de gerentes de compras do setor industrial dos EUA recuou para 46,8 pontos em julho, abaixo das expectativas. Além disso, os pedidos de seguro-desemprego nos EUA ficaram em 249 mil na semana passada, acima das projeções dos analistas.
Esses dados provocaram uma queda acima de 2% nas bolsas americanas, refletindo o aumento das tensões no mercado. É importante lembrar que o VIX atingiu 82,69 pontos durante a crise da covid-19 em março de 2020, e o pico de 80,86 pontos foi alcançado durante a crise de 2008, em novembro daquele ano. A volatilidade e o estresse no mercado financeiro continuam a ser fatores de preocupação para os investidores.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo