Ministro do Supremo determinou restabelecimento da rede social. Provedores de internet devem cumprir, mas alguns usuários podem demorar para acessar devido à liberdade de expressão defendida pela Procuradoria-Geral da República.
A plataforma X, uma rede social popular, começou a ser restaurada para os usuários brasileiros na noite de terça-feira (8) após um período de quase 40 dias de bloqueio judicial. A decisão de liberar a plataforma foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou que as operadoras devem cumprir a ordem em até 24 horas.
A volta da plataforma X ao ar é um alívio para os usuários que dependiam dela para se conectar com amigos e familiares. A liberdade de expressão é fundamental e a rede social X é um importante canal para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões e ideias. A tecnologia deve ser usada para unir as pessoas, não para dividi-las. Com a restauração da plataforma, os usuários brasileiros podem voltar a utilizar a rede social X para se conectar com outros usuários e compartilhar conteúdo. A plataforma X é uma importante ferramenta para a comunicação e a interação social, e sua volta ao ar é um passo importante para a liberdade de expressão no Brasil.
O X Volta ao Ar no Brasil
Depois de quase 40 dias de bloqueio, a rede social X começou a voltar ao ar para usuários no Brasil na noite desta terça-feira (8), graças à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A liberação do funcionamento do serviço foi possível após o X comprovar ao STF o pagamento de multas pelo descumprimento de decisões, o cumprimento dessas determinações e a indicação de um representante no país.
A volta do X não é automática, pois depende da atuação dos mais de 20 mil provedores de internet que existem no Brasil, segundo o Ministério das Comunicações. Alguns usuários começaram a postar que retomaram o acesso ao X por volta das 19h, cerca de duas horas depois da decisão de Moraes ser divulgada. A empresa usou a plataforma para comemorar o restabelecimento no Brasil, afirmando que ‘o X tem orgulho de estar de volta ao Brasil’ e que ‘continuará a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos’.
O Processo de Desbloqueio
A plataforma estava bloqueada no país desde 31 de agosto, também por ordem de Moraes, após descumprir um prazo de 24 horas para indicar um representante no país e cumprir determinações judiciais. Dias antes, a empresa havia anunciado a retirada de seu representante e o fechamento do escritório no Brasil, por discordâncias com Moraes. Com o fim do prazo, o X postou que não obedeceria à ‘ordem ilegal’ do ministro.
O ministro autorizou o restabelecimento após a empresa confirmar ao STF o cumprimento de determinações judiciais e a Procuradoria-Geral da República se manifestar a favor do desbloqueio. A liberação aconteceu após o X comprovar que indicou um representante legal no Brasil, bloquear perfis de nove investigados no STF e pagar R$ 28,6 milhões em multas pela demora em atender a essas ordens de derrubar as contas. O valor chegou a ser depositado em uma conta errada do governo.
Reação nas Redes Sociais
A notícia de que Moraes determinou o desbloqueio do X nesta terça-feira (8) gerou reações imediatas no Bluesky e no Threads, plataformas que competem com o X. Alguns usuários comemoraram a volta do X, enquanto outros expressaram preocupação com a liberdade de expressão e a censura na internet. A decisão de Moraes foi vista como um passo importante para garantir a liberdade de expressão e a pluralidade de opiniões na rede social.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo